terça-feira, 16 de dezembro de 2014

COROA DE ADVENTO






COROA DE ADVENTO 
SEMELHANÇAS COM A COROA DE AZEVINHO USADA NO YULE DOS NÓRDICOS

Os Nórdicos usavam o Azevinho para fazer a coroa, porque era o único arbusto que se mantinha verde e não perdia as folhas no escuro e assustador solstício de inverno. Portanto, um símbolo de persistência, esperança e vida, trazidos com o nascimento do Deus da Luz.
O significado da coroa ser confeccionada em forma de círculo, é porque ele não tem início nem fim, como o amor que Baldur teria por nós na sua infinita e eterna bondade. Também tem o formato de uma aliança, um elo, um compromisso dele conosco e de nós com ele e para com todos os outros seres.
O círculo também representava o “eterno retorno”, o fim de um ano e o início de outro, a “Roda Solar” (ou Roda do Ano), na qual eles contavam solstícios e luas para marcar os anos.
Esta coroa era feita em 20 de dezembro, enfeitada com luzes, nozes, sinos e escritos contendo pedidos, compromissos ou afirmações para o próximo ano. Em festas familiares eram feitos, sobre este anel sagrado, juramentos, selados compromissos,  com cânticos e histórias sobre o nascimento festejado.
 No dia 2 de janeiro, o décimo segundo dia da festa, era queimada pela matriarca da família, para liberar os pedidos.
Este período de 12 dias, era o Festival de Yule. Uma festividade nórdica, no período que seria hoje, por cerca de 20 de dezembro a 2 de janeiro, cujos símbolos e datas, usamos até hoje.









Nenhum comentário:

Postar um comentário